domingo, 29 de novembro de 2015

Geração 60/70/80

Muito se fala sobre as mudanças de gerações e a bagagem cultural que cada uma leva. A denominação das gerações facilitou em especial para reconhecermos as características de cada época, um jovem designer dos anos 60 possuía atitudes e fontes de inspiração totalmente diferentes de um outro indivíduo da mesma idade dos anos 80 e mais recente anos 2000.
Cada geração possui suas peculiaridades, pontos negativos e positivos, mas, com este artigo, gostaria de apresentar uma análise do pronto de vista do Design passando por cada geração apresentando suas respectivas características.
Há diversos estudos que apontam faixa etárias diferenciadas para cada geração que variam segundo um cálculo de anos entre uma e outra, confira uma análise geral do Design ao longo dos anos baseados na faixa etária média entre esses diversos estudos.
 BABY BOOMER
Esta geração pertence àqueles que nasceram entre meados dos anos 40 à 60, foi marcada pelas Guerras Mundiais em especial a 2ª, o Design como característica industrial e comercial (apesar de que ainda em meados do século 19, diversos Designers lutavam contra o estilo quadrado e empolado dos projetos de sua época) estava em fase de consolidação, mas, de grande destaque pela qualidade apresentada, em especial por todas as referências e bagagem cultural das escolas de Design como Bauhaus que foi fechada em 1933 na Alemanha e ULM (Escola Superior da Forma) que funcionou entre 1947 e 1968 influenciando diretamente o ensino do Design em especial na comunicação visual, nesta época também, o termo Design Industrial foi usado pela primeira vez por Mart Stam em 1948.
Neste período foi lançado na Inglaterra o “Journal of Design” publicado entre 1948 e 1952, a época marcada ainda pelo cinema e uma forte influência do modernismo e pós-modernismo cultural, artístico e literário. O final desta geração contando a partir dos anos 50 também começou a receber uma influência tecnológica. Esta fase foi a base do Design que conhecemos hoje, aperfeiçoado com as gerações seguintes.














Fonte de Pesquisa :

http://www.designculture.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário