BOSSA NOVA...

Em meio aos conturbados anos 50, perda da Copa do Mundo em pleno Maracanã (1950), morte de Getúlio Vargas (1954), fabricação do primeiro fusquinha (em 1950 foi importado o primeiro... em 1959 o nacional custava 59.750 cruzeiros de então, uma fortuna, como um prenúncio de que o Brasil era o país do futuro), morte de Carmem Miranda (1955) os delírios arquitetônicos de Oscar Niemeyer e a loucura de Juscelino Kubitschek que viria a ser presidente em 31/01/1956 e construiria Brasília... reinava a bossa nova... o pop da vez...
Fonte:http://whiplash.net





Bossa Nova é um estilo que se desenvolveu na passagem dos anos 50 para os 60 no Brasil, e daqui se projetou no cenário musical internacional com facilidade.

Há quem defenda a tese de que a Bossa se originou do Jazz norte-americano, mais exatamente do Cool Jazz, um jazz com andamento mais lento. Podemos chamar a Bossa Nova de uma mistura de Samba com Jazz, a grosso modo.




 Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)Eu sei que vou te amar ( Tom Jobim e Vinícius)
 Chega de Saudade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes, Mas Que Nada (Jorge Ben) e tantos outros sucessos reconhecidos e cantados até hoje não somente por nós que pudemos acompanhar ao vivo toda esta maravilha musical, como também pelos jovens de hoje e principalmente os universitários. E porque Bossa Nova?
A palavra 'bossa' era um termo da gíria carioca que, no fim dos anos cinqüenta , significava 'jeito', 'maneira', 'modo'. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha 'bossa'. E a expressão 'Bossa Nova' surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo, e tudo isto era exatamente que o país estava precisando em um momento tão conturbado que enfrentava em setores diversos como política, sociedade, Artístico, etc...