quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Full Album/LP! Bossa Nova - Jazz Samba - Stan Getz/Charlie Byrd - Full ...

Dick Farney - Bossa Nova \ Jazz (Full Album)

Full Album/LP! Bossa Nova/Latin Jazz - Antonio Carlos Jobim - Wave. 1967

Tom Jobim: Garota de Ipanema (com Vinicius de Moraes)

BOSSA NOVA...

Em meio aos conturbados anos 50, perda da Copa do Mundo em pleno Maracanã (1950), morte de Getúlio Vargas (1954), fabricação do primeiro fusquinha (em 1950 foi importado o primeiro... em 1959 o nacional custava 59.750 cruzeiros de então, uma fortuna, como um prenúncio de que o Brasil era o país do futuro), morte de Carmem Miranda (1955) os delírios arquitetônicos de Oscar Niemeyer e a loucura de Juscelino Kubitschek que viria a ser presidente em 31/01/1956 e construiria Brasília... reinava a bossa nova... o pop da vez...
Fonte:http://whiplash.net





Bossa Nova é um estilo que se desenvolveu na passagem dos anos 50 para os 60 no Brasil, e daqui se projetou no cenário musical internacional com facilidade.

Há quem defenda a tese de que a Bossa se originou do Jazz norte-americano, mais exatamente do Cool Jazz, um jazz com andamento mais lento. Podemos chamar a Bossa Nova de uma mistura de Samba com Jazz, a grosso modo.




 Garota de Ipanema (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes)Eu sei que vou te amar ( Tom Jobim e Vinícius)
 Chega de Saudade (Tom Jobim/ Vinicius de Moraes, Mas Que Nada (Jorge Ben) e tantos outros sucessos reconhecidos e cantados até hoje não somente por nós que pudemos acompanhar ao vivo toda esta maravilha musical, como também pelos jovens de hoje e principalmente os universitários. E porque Bossa Nova?
A palavra 'bossa' era um termo da gíria carioca que, no fim dos anos cinqüenta , significava 'jeito', 'maneira', 'modo'. Quando alguém fazia algo de modo diferente, original, de maneira fácil e simples, dizia-se que esse alguém tinha 'bossa'. E a expressão 'Bossa Nova' surgiu em oposição a tudo o que um grupo de jovens achava superado, velho, arcaico, antigo, e tudo isto era exatamente que o país estava precisando em um momento tão conturbado que enfrentava em setores diversos como política, sociedade, Artístico, etc...