segunda-feira, 23 de abril de 2012

Séries de Sucesso Anos 50 e 60



A história da série Papai Sabe Tudo ou Father Knows Best começou no dia 20 de dezembro de 1948, quando o escritor Ed James resolveu gravar um disco, onde narrava o dia-a-dia de um pai de família chamado Jim Henderson, que depois passou a se chamar Jim Anderson.




Alguns meses mais tarde, exatamente no dia 25 de agosto de 1949, esta história passou a ser apresentada na Rádio NBC, como Father Knows Best? (com interrogação), contando a história de uma família de classe média, típica dos anos cinqüenta.




A história do espetáculo era centrado num homem que trabalhava como um agente de seguro e tinha uma boa família, composta pela sua esposa Margareth

 juntamente com seus filhos Betty (Rhoda Williams), Bud (Ted Donaldson) e Kathy (Norma Jean Nilson), e outros participantes.O programa era apresentado toda quinta-feira à noite e assim permaneceu até o seu encerramento em 19 de novembro de 1953.




Pouco tempo depois a companhia produtora Rodney-Young Enterprises transplantou o espetáculo para a televisão, mantendo o mesmo esquema básico e personagens, retirando apenas a interrogação do título da série, pois o mesmo sugeria um papel do pai de um árbitro um tanto duvidoso.  


Father Knows Best foi talvez a mais importante comédia familiar dos anos cinqüenta, mais pelo que ela representava do que na realidade era de fato. Em essência, a série era uma comédia familiar de classe média onde o pai era mostrado como aquele que melhor sabia do que era bom para sua esposa e seus filhos. 







A série da televisão é também freqüentemente citada e considerada como um exemplo de conservadorismo e paternalismo da vida familiar da classe média norte-americana dos anos cinqüenta e também um retrato muito bonito e perfeito da vida em família. 



Father Knows Best foi produzida pela companhia produtora Screen Gems, passando a ser apresentado na televisão a partir de 3 de outubro de 1954, pela rede CBS e encerrando no dia 17 de setembro de 1950, num total de 203 episódios.



Depois do término da série, Robert Young, no auge de sua popularidade, saiu para trabalhar em outros projetos, mas as reprises continuaram a ser apresentado por mais dois anos pela CBS, entre 1960 a 1962 e mais um ano, entre 1962 a 1963, pela rede ABC, que continuou a reapresentar em outras épocas durante vários anos.
Robert Young ganhou dois Emmy Awards pelo seu papel e Jane Wyatt ganhou três. O elenco da televisão se reuniu num par de filmes para a televisão NBC como em Father Knows Best Reunioun, em 15 de maio de 1977 e Father Knows Best: Home for Christmas em 18 de dezembro de 1977.


No Brasil esta série ficou conhecida como Papai Sabe Tudo e fez um tremendo sucesso quando apresentado aqui pela primeira vez, tanto que o comediante Renato Corte Real fez um programa que parodiava esse seriado chamado Papai Sabe Nada, onde tudo geralmente acontecia ao contrário da série de televisão. A série norte-americana foi apresentada na TV Tupi na década de 60, na Rede Globo na de 70 e na TV Cultura em 80.

Texto e imagens encontradas na Internet:http://www.tvsinopse.kinghost.net/p/papai.htm

domingo, 22 de abril de 2012

The 20 Most Handsome Actors Pre-1960

The 40 Most Beautiful Actresses Pre-1960

ava gardner and frank sinatra

The Top 10 Most Beautifull Women Of All Time

goodnight with Sabrina-1950

Primitive Love (1964) Dance Sequence

Novelas Anos 50 e 60 (Continuação)


Para quem não sabe, a primeira novela brasileira foi Sua Vida Me Pertence, que foi ao ar entre dezembro de 1951 e fevereiro de 1952. Essa novela foi escrita e dirigida por Walter Foster, e ficou famosa pois nela aconteceu o primeiro beijo da TV, entre Walter Foster e Vida Alves .




 Ocupado - foi ao ar de julho a setembro de 1963, e foi a primeira novela diária, indo ao ar na TV Excelsior e reunia, pela primeira vez, o casal Tarcísio Meira e Glória Menezes





O Direito de Nascer, TV Tupí 1964 à 1965.

 

Novelas dos Anos 50 e 60



Eu Compro Esta Mulher - novela de Glória Magadan, que foi ao ar em 1966, na TV Globo com Yoná Magalhães e Carlos Alberto.




A Rainha Louca - novela de Glória Magadan, dirigida por Ziembinski e Daniel Filho, foi ao ar em 1967, na TV Globo.
Nathália Timberg e Rubens de Falco (foto acima), Cláudio Marzo, Paulo Gracindo, Zilka Salaberry e Leila Diniz. Foi a estréia de Daniel Filho na Direção e de Zilka Salaberry na Globo, como atriz.





Sangue & Areia - novela que foi escrita por Janete Clair para a TV Globo (depois de sair da TV Tupi), em 1967. Foi a estréia de Tarcísio Meira e Glória Menezes



Passo dos Ventos - novela escrita por Janete Clair, em 1968 com Djane Machado e Jorge Coutinho.

A Gata de Vison - novela que Gloria Magadan escreveu para a Globo, em 1968, Os Miseráveis - novela de Walter Negrão, baseada na obra de Victor Hugo (1802/1885), e escrita para a TV Bandeirantes, em 1967 (primeira novela dessa emissora). 


Antônio Maria - novela escrita por Geraldo Vietri e Walter Negrão, para a TV Tupi, em 1968. O ator Sérgio Cardoso, em seu último trabalho para a TV Tupi (depois iria para a Globo) interpretou um português, que fazia par romântico com Aracy Balabanian




Beto Rockfeller - novela concebida por Cassiano Gabus Mendes, e escrita por Bráulio Pedroso, Eloy Araújo, Ilo Bandeira e Guido Junqueira, com direção de Lima Duarte e Walter Avancini, para a TV Tupi, em 1968.Luiz Gustavo e Bete Mendes.


Rosa Rebelde - novela escrita por Janete Clair, para a TV Globo, em 1969. O par romântico era formado por Tarcísio Meira e Glória Menezes.

A Ponte dos Suspiros - essa novela foi a primeira escrita por Dias Gomes para a Globo, em 1969. Mas, como ele era "visado" pela Ditadura, assinava como Stela Calderón. Foi a primeira novela de Diogo Vilela e teve várias cenas de Marco Nanini.




A Cabana do Pai Tomás - novela realizada em 1969, na TV Globo. O ator Sérgio Cardoso se pintava de negro para interpretar o personagem, o que causou muitas críticas. Um incêndio nos estúdios da emissora, em São Paulo acabou prejudicando a novela, que acabou virando um bang-bang...Abaixo, Sérgio Cardoso e Ruth de Souza.



Véu de Noiva - novela escrita por Janete Clair para a TV Globo, em 1969.



Nino, O Italianinho - depois do sucesso do português Antônio Maria (Sérgio Cardoso), a TV Tupi resolveu apostar em outro imigrante: Nino, vivido pelo ator Juca de Oliveira